Thursday, August 21, 2014

Who is Zyzz? Aesthetics Era Vs Animal Style

Aesthetics Era  



Aziz Sergeyevich Shavershian (24 de Março de 1989 - 5 de Agosto de 2011), mais conhecido pelo seu nome de internet "Zyzz", foi bodybuilder, personal trainer, celebridade instantânea, stripper e modelo australiano. Zyzz acabou por tornar-se um fenômeno e por conquistar diversos seguidores nas redes sociais após começar a postar vários vídeos de si mesmo no YouTube, a partir de 2007. A sua história é retratada como um jovem que sofria de magreza extrema e acabou por dedicar-se ao ginásio para alcançar um corpo escultural. Em meados de 2011, Zyzz chamou a atenção da média após o jornal The Sydney Morning Herald publicar que o seu irmão mais velho Said Shavershian tinha sido preso pela venda ilegal de anabolizantes.


Nascido em Moscou, na Rússia, os seus avôs eram curdos, nascidos em Mossul, no norte do Iraque e durante os anos 50 fugiram para a Armênia devido às perseguições religiosas. Foi aí que mudaram o sobrenome para "Shavershian" e "Iboian", com o intuito de serem aceites na União Soviética, pois os curdos possuíam sobrenomes árabes o que na época não era permitido na União Soviética. Foi o filho caçula de Maiane Iboian, formada em cardiologia e de Sergey Shavershian. Ele tinha um irmão mais velho, Said Shavershian, que também é conhecido pela alcunha de "Chestbrah" no mundo virtual. 

Em 1993, Zyzz e a sua família foram morar para a Austrália. Ele foi criado em Eastwood, Nova Gales do Sul e estudou no Colégio Marista de Eastwood - uma escola católica secundária - onde obteve bolsa da faculdade. Antes da sua morte repentina em Agosto de 2011, Zyzz tinha planos de se formar na Universidade de Western Sydney, com um diploma em "Administração e Comércio".

Antes de se tornar bodybuilder, Shavershian era descrito como o "rapaz magricela” e ectomorfo. Quando completou o ensino secundário, Zyzz foi inspirado pelo seu irmão a virar-se para o mundo do Bodybuilding, foi então que entrou num ginásio e começou a treinar. Aprendeu como alimentar-se, a treinar corretamente e começou a aplicar esses conhecimentos na sua busca do corpo perfeito. Passava cerca de três a quatro horas diárias no ginásio, aproximando-se muitas vezes do overtraining, isto é, o treino acima do recomendado. Os seus bodybuilders profissionais favoritos incluíam o ator e político Arnold Schwarzenegger e Frank Zane. 

Numa entrevista ao site de bodybuilding Simplyshredded.com, Shavershian recorda que, inicialmente, praticava a modalidade para "impressionar as meninas". Diz que olhava para imagens de atletas profissionais e dizia que um dia seria como eles. Com quase quatro anos de treino constante Shavershian declarou: "Eu posso dizer com toda a segurança que a minha motivação para treinar vai muito além do que as pessoas simplesmente imaginam, é derivado da sensação de ter metas, de querer alcançá-las e de superação própria. Eu amo este Mundo, a sensação de levantar a última repetição, de sentir a pele a rasgar, é algo sem o qual eu não me vejo."


 Antes de sua morte, Shavershian foi o rapaz propaganda de uma subcultura de bodybuilding amador, na Austrália, conhecida pela "estética" e a qual ele tornou popular. Zyzz também estabeleceu a sua própria marca de proteínas, chamada "Protein of the Gods" ("Proteína dos Deuses"), lançada em Junho de 2011, bem como uma linha de roupas. Em 17 de Maio de 2011 lançou o livro "A Bíblia do Bodybuilding de Zyzz" (Zyzz's Bodybuilding Bible), com base numa compilação de conhecimentos que ele adquiriu ao longo dos quatro anos de treinamento. Ele afirmou que a internet ajudou na construção da sua marca e foi finalmente possível estabelecê-la através do uso de média social. 

Em 5 de Agosto de 2011, com 22 anos, Aziz Shavershian sofreu um ataque cardíaco numa sauna, enquanto estava de férias em Bangkok, na Tailândia. Não temos relatos da sua morte, tem vídeos e fotos de algumas aparições dele em Miami. Ele foi levado para um hospital, onde os médicos tentaram reanimá-lo mas sem sucesso. A família e os amigos publicaram a notícia da sua morte no Facebook e esta foi confirmada no dia 9 de agosto, pelo Departamento de Negócios Estrangeiros e Comércio (DFAT).

A autópsia revelou um defeito cardíaco congênito não diagnosticado previamente, que provavelmente era genético. A família afirmou que ele havia mostrado vários sintomas menores nos meses que antecederam Agosto, incluindo hipertensão e falta ocasional de respiração, já que ele tinha um histórico familiar de problemas cardíacos.

Segundo o The Sydney Morning Herald, a morte de Shavershian foi o sexto tema mais procurado relacionado a mortes na Austrália. Antes de sua morte, Shavershian tinha postado um vídeo de si mesmo no YouTube, que viria a sair no programa Nine News como o 18° "Melhores Vídeos do Ano" em 2011. As estatísticas do Google mostraram que ele estava entre os nomes mais procurados nas pesquisas, com números iguais aos da primeira-ministra da Austrália, Júlia Gillard.

No Ano Novo de 2012 em Sydney, uma multidão de pessoas estava vestida como clones de Shavershian, como forma de homenagem. Said criou um vídeo de tributo de 19 minutos para o seu irmão Aziz, intitulado "Zyzz - O legado" que esteve entre os mais vistos no YouTube desde a data em que foi postado, em 29 março de 2012.

A página de Shavershian no Facebook teve uma quantia de 60.000 seguidores antes de sua morte. Em abril de 2012, The Daily Telegraph informou que a mesma página, alcançara a marca de 300.000 fãs, pouco tempo antes de se tornar inativa. Aziz deixou um legado que é seguido por milhares de pessoas em todo o Mundo, as palavras ditas nos seus vídeos e o seu estilo de vida inspiram uma geração denominada de "Sick Cunt" ou "Geração Zyzz".


Hardcore Style
  


O retorno do ANIMAL... Frank Mcgrath ficou mundialmente famoso pelas suas fotos e vídeos hardcore, em preto e branco, que circularam por todo universo do bodybuilding. Aquela imagem do bodybuilder badboy, mal-humorado e com regata rasgada, fizeram-no ser um dos mais populares atletas de todos os tempos. Mas este estilo hardcore não começou com Mcgrath, ele herdou-o de Alexander Fedorov, o primeiro jovem propaganda de sucesso da poderosa Universal Nutrition. 


O gigante russo de braços poderosos, assustou o mundo assim como Big Ramy nos dias de hoje. Aos 25 anos, em seu segundo ano como PRO, competiu logo de cara Big Ron e Jay Cutler no Russian Grand Prix, ficando com a segunda colocação. O que mais assustou, é que fora seu tamanho que era de se comparar ao de Ron, ele era extremamente jovem, 5 anos mais novo que Cutler e 14 anos mais novo do que Coleman! Nas poses de lado ele batia Ron em todas. Apresentou cortes que desde da época de Tom Platz não se viam em posteriores. Perdeu apenas nas poses de frente, por estar com o peitoral recém rompido e nas de costas devido a uma assimetria no trapézio. Com uma estrutura enorme e com mais de 280 libras, este gigante foi um dos maiores atletas que competiram nos anos de 2003-2004. Fedorov teve uma carreira relâmpago, depois de romper seu peitoral, o seu declínio foi tão rápido quanto sua ascensão. 


Hoje aos 36, Fedorov está programado para voltar ao palco profissional na sua cidade natal, São Petersburgo, Rússia. Mesmo que não volte como na mesma condição de antes, será maravilhoso vê-lo novamente, será como entrar no túnel do tempo do bodybuilding. 

E tu, que estilo preferes? Aesthetics ou Animal?

  
Fontes: Horsepower PRO, Wikipédia e Youtube - Adaptação da versão original.
Comentários
0 Comentários

No comments:

Post a Comment

Followers