Thursday, July 3, 2014

Strength Training and hypertrophy: Bodybuilding

  
No passado fim-de-semana, a Gnosies organizou uma formação sobre Treino de Força e Hipertrofia para o Bodybuilding, no ginásio Prime Fitness, em Lisboa.


Parte I: Treino de Força e Hipertrofia: HIT | 9h às 14h pelo Prof. Dr. Pedro de Medeiros
 
Cada vez mais, as pessoas que frequentam ginásios, exigem métodos de treino eficazes e que ocupem um espaço temporal curto. O Treino de Alta intensidade, proporciona grandes aumentos de massa muscular e de força, utilizando rotinas de treino que duram não mais que 30 minutos, trabalhando todo o corpo apenas 3 vezes por semana. Esta formação trata de apresentar o método de Treino de Alta Intensidade, abordando uma componente teórica que contempla a alusão histórica ao método de treino, as suas directrizes e fundamentos de treino, e uma componente prática, de aplicação do método e de considerar todas as suas especificidades metodológicas


Parte II: Kaatsu: Treino de Força com Oclusão | 15h às 20h pelo Prof. Dr. Gonçalo Vilhena de Mendonça.

O KAATSU corresponde a uma metodologia de treino de que implica a restrição vascular ao grupo muscular recrutado durante o exercício. A restrição vascular é vulgarmente provocada por via da utilização externa de cuffs insufláveis que, em último caso, potenciam a indução de hipoxia ao músculo trabalhado. Na maioria dos casos, o treino com KAATSU pressupõe uma prescrição com as seguintes características: 1) intensidade ligeira (20% de 1-RM), 2) poucas séries, 3) muitas repetições e 4) períodos de recuperação curtos. Curiosamente, no que respeita a ganhos de activação neural e de aumento na área de secção transversal do músculo-esquelético, o treino com KAATSU é tão eficaz como o treino clássico para hipertrofia muscular (≥ 65% de 1-RM).



 Assim sendo, o treino com KAATSU pode constituir uma alternativa útil para indução hipertrófica em indivíduos com clara contra-indicação para a mobilização de cargas elevadas (i.e., lesões músculo-esqueléticas ou idosos). De acordo com a evidência científica existem pelo menos três hipóteses explicativas, não mutuamente exclusivas, para a hipertrofia muscular decorrente do treino de baixa intensidade com KAATSU: 1) mecanismos de origem neuroendócrina, 2) mecanismos de origem neural e 3) mecanismos com origem em processos moleculares. A fundamentação teórica subjacente à prescrição com KAATSU torna-se essencial sempre que se pretende maximizar os ganhos decorrentes do processo de treino. Apesar disto, o treino com KAATSU implica um risco acrescido de eventos tromboembólicos. Em conformidade, para garantir as condições de segurança durante o processo de treino, torna-se necessário um domínio sólido dos seus pressupostos técnicos bem como das suas limitações.



  
 Assim se passou um Sábado com muita partilha de conhecimento. Em breve terei mais oportunidades para aprender mais um pouco e para partilhar isso convosco!

Comentários
0 Comentários

No comments:

Post a Comment

Followers