Monday, September 8, 2014

Joaquim Guerreiro Interview




Decidi entrevistar o atleta Joaquim Guerreiro, um dos atletas masters com mais distinção, em Portugal, na atualidade. Vejamos o que ele tem para nos dizer... 

Nome: Joaquim Guerreiro
Idade: 48
Profissão: Instrutor de Musculação e Ator.
 
Com que idade entraste no mundo da musculação? E o que te levou a tomar essa decisão? 
Comecei a treinar aos 15 anos… O porquê não sei, foi um conjunto de fatores: todos os meus amigos na altura gostavam muito de desporto e vivia perto de um cinema, desde miúdo que ia ao cinema e via todos aqueles filmes épicos e clássicos, a magia do cinema influenciou-me. Depois fui para um ginásio aos 17 anos e gostei da arte que envolvia em moldar o corpo e depois o espetáculo que se seguia, comecei logo com o objetivo de subir ao palco. É assim, aconteceu aos 22 anos, em 1988, fui à primeira competição, na altura devia de estar fascinado, era tudo novo para mim. 


Já sentiste alguma vez incompatibilidade entre o culturismo e a tua vida profissional?
Claro que sim, não é por acaso que estive afastado do culturismo 17 anos!! Sempre aconteceu de uma forma natural, o culturismo a mim faz-me bem, sempre foi uma parte de mim, como amador nunca de uma forma profissional, apesar de encarar com igual rigor, portanto procurei conciliar com todos os outros projetos profissionais, não vivo do culturismo mas posso viver com ele, não é fácil mas dá-me mais saúde e qualidade de vida, isso garanto eu.


Foste sempre apoiado pela tua família e grupo de amigos desde o teu começo nesta atividade?
Sempre senti apoio dos amigos e da família, ajuda-me muito, agora então é fantástico, gostaram que eu voltasse a moldar o corpo, a minha carreira de culturista foi muito curta nos anos 90, só competi durante 7 anos, de 1988 a1995, nunca fui um culturista de top, a melhor classificação que tive num Overall, com alguns dos melhores na altura, acho que foi um 5º ou 6º lugar, mas o mais importante é tudo o que esta forma de viver me proporciona!! Dá para responder o porquê de voltar às competições com 48 anos, gostaria era de conseguir com os 60, isso sim será uma vitória. 


Qual foi a sensação que tiveste na primeira vez que subiste ao palco numa competição?
Uma sensação fantástica, espetáculo, pensei eu, isto é um espetáculo, a partir daí decidi, gostei do palco, da coreografia, foi o melhor espetáculo que vivi.


Lembras-te do teu treino mais doloroso? Consegues descrevê-lo?
Lembro me de uma altura quando tinha 15 anos e treinava em casa flexões, elásticos, molas, abs, etc. e nem sabia o que eram repetições e séries, era treinar até doer e não aguentar, disso lembro-me, essa dor nunca mais esqueci.


Quais os fatores que consideras essenciais para se ser bem-sucedido neste desporto?
Ter uma boa genética, física e mental, principalmente. Não é para todos, depois muito trabalho mesmo, muito estudo de si, muita persistência e muita sorte, bons treinos com inteligência e humildade.


Com um tão vasto histórico nesta modalidade qual é o teu próximo objetivo?
O próximo objetivo é participar na competição Portugal Classic em Maia (
5 Out 2014), continuar a treinar e procurar melhorar alguma coisa, o espetáculo não para.


Qual é a tua opinião sobre o uso de anabolizantes em competições? Achas que é esse o motivo para que o culturismo não seja considerado uma modalidade olímpica?
O Culturismo não é modalidade olímpica porque também é um grande espetáculo que envolve milhões e milhões, não é por acaso que o Mr. Olympia é em Las Vegas. Em relação ao doping, isso dá nem vontade de rir, são artistas/atletas com um corpo demasiado musculado, claro que pensam logo em doping, não acreditam que são uma minoria os eleitos desta modalidade. Se os esteroides fossem a solução não acham que era demasiado fácil? Hum… Eu desconfiava, não é e nem existe receitas milagrosas. 


Alguma vez consideraste a genética um entrave nesta atividade? 
A genética é fundamental, não só a nível físico mas mais importante a nível mental, psicológico, pode se ter uma genética física fantástica mas se não tiver cabeça?! A mente comanda tudo e é também a primeira a vacilar.


Na tua opinião, quais são os principais aspetos que um preparador tem de ter em conta para que os seus atletas evoluam? 
Um preparador tem que saber bem o que faz, entender bem as necessidades do seu atleta.


Que conselhos gostarias de deixar aos leitores para que eles sejam bem-sucedidos neste desporto? 
Ser paciente e firme, que os resultados aparecem, se treinar-mos bem e com continuidade, tudo pode acontecer! Ter sempre objetivos a concretizar, progredir, progredir é o objetivo. Treinar mas sempre a pensar nos resultados a curto a médio e principalmente a longo prazo.


Obrigado pela tua disponibilidade e boa sorte para o futuro. 
Comentários
0 Comentários

No comments:

Post a Comment

Followers