Friday, July 23, 2010

João Campos Interview



Decidi entrevistar o atleta João Campos, culturista que alcançou o 2º lugar no Campeonato Nacional 2010. Vejamos o que ele tem para nos dizer...

Nome: João Campos
Idade: 25
Profissão: Empresário 

Com que idade entraste no mundo da musculação? E o que te levou a tomar essa decisão?
Iniciei os meus treinos em 2005 (19 anos), com o objectivo de fazer alguma coisa, pois já me encontrava parado há algum tempo da prática desportiva e como na altura tinha um trabalho algo sedentário decidi experimentar. Tenho treinado com regularidade até aos dias de hoje e penso que foi das melhores coisas que fiz até então, porque adoro este desporto!


Já sentiste alguma vez incompatibilidade entre o culturismo e a tua vida profissional?
De modo algum, a minha profissão tem tudo a ver com o culturismo e isso é uma mais valia para mim. Por outro lado, quando chego perto das competições e a dedicação tem de ser total, graças à compreensão do meu sócio, consigo tirar uma semanita ou outra.


Foste sempre apoiado pela tua família e grupo de amigos desde o teu começo nesta actividade?
O apoio dos meus familiares é incondicional. A preocupação deles é evidente, pois este desporto é muito desgastante a todos os niveis. Quando iniciei a prática de musculação de forma mais relaxada, até gostavam mas quando comecei a encarar e a viver isto 24 horas por dia já foi mais complicado. O que tendo fazer é compensar todos após as competições.


Qual foi a sensação que tiveste na primeira vez que subiste ao palco numa competição?
Sinceramente não me recordo, mas sou bastante calmo nesse aspecto e nunca fico nervoso ao entrar no palco. Tento brincar com quem estiver no backstage de forma a descontrair um pouco. Penso que fiquei mais nervoso durante toda a preparação, devido ao receio de não atingir o objectivo. 


Lembras-te do teu workout mais doloroso? Podes descrevê-lo?
Todos os meus treinos são exigentes. Treino doggcrapp e se não for exaustivo não funciona.
Mas claro, normalmente os treinos de pernas são sempre os mais dolorosos.


Quais os factores que consideras essenciais para se ser bem sucedido neste desporto?
Um dos principais pontos é a genética, depois vem a dedicação. O apoio dos que te rodeiam é também fundamental.


Com um tão vasto histórico nesta modalidade qual é o teu próximo objectivo?
Não sei se isso é um elogio (risadas)... Eu apenas competi dois anos (2009 e 2010), e como tal o meu histórico não é assim tão vasto. O meu próximo objectivo é parar uns aninhos da competição para ganhar massa muscular e para me dedicar um pouco mais à familia (vou-me casar para o ano que vem). Pretendo continuar a dar orientação a pessoas e expandir o meu negócio de comércio de suplementos.


Qual é a tua opinião sobre o uso de anabolizantes em competições? Achas que é esse o motivo para que o culturismo não seja considerado uma modalidade olímpica?

Penso que este desporto, ao nivel que se pratica hoje tem mesmo de ser com o uso de anabolizantes e quem queira dizer o contrário, ou é ingénuo ou hipócrita. Com a quantidade de massa muscular que os atletas se apresentam neste momento, dificilmente este desporto irá ser feito sem o recurso a estas substâncias. Penso que será esse o motivo para não ser modalidade olimpica, mas existem tantos outros desportos que recorrem também e continuam a ser. Penso que o problema já é mais o preconceito.


Alguma vez consideraste a genética um entrave nesta actividade?
Sempre, mas apenas quando realmente o é. Muitas pessoas fazem da genética uma tábua de salvação para se desculparem dos seus maus resultados devido à falta de dedicação. 


Sabemos que acompanhas outros atletas. Quais são os principais aspectos que um preparador tem de ter em conta para que estes evoluam?
Primeiro de tudo, tenho de os fazer sentir seguros e confiantes no que lhes peço, caso contrário eles não irão cumprir e andarão a fazer perguntas a outras pessoas do ginásio, etc e vão começar a misturar métodos de trabalho. Quando reparo que não fazem o que lhes peço, sou o primeiro a dizer que acabou.
Em relação à evolução, dependendo do caso, costumo tentar vários métodos para ver como reagem. Para queimar gordura, sou adepto de dietas cetogénicas e para aumento de massa normalmente opto por ciclar hidratos. 


Que conselhos gostarias de deixar aos leitores para que eles sejam bem sucedidos neste desporto?
Caso sejam iniciantes na modalidade, tentem sempre ser acompanhados por alguém que realmente se preocupe, seja por um amigo entendido, um PT no ginásio, etc.
Não se deixem aliciar pelos "grandes" do ginásio, que muitas das vezes tentam apenas se aproveitar dos iniciantes.
Aos que já andem nesta modalidade há algum tempo... que tentem por uma vez na vida subir a um palco porque é uma sensação inexplicavel.


Obrigado pela tua disponibilidade João e boa sorte para o futuro.

5 comments:

  1. parabéns pela entrevista e ao JC,continuação de um bom trabalho

    ReplyDelete
  2. Obrigado pelo teu comentário. ;)

    O nosso objectivo é sobretudo promover o trabalho realizado pelos atletas portugueses.


    Cumprimentos,
    EW

    ReplyDelete
  3. Grande entrevista a um grande atleta... ;)

    Venham mais como esta!!

    Cumps

    ReplyDelete
  4. Parabéns pela entrevista, o blog tá porreiro e ficará melhor ainda se continuarem a ter entrevistas com atletas do nivel do Joao Campos que alem dos titulos é uma pessoa impecavel.

    ReplyDelete
  5. Muito obrigado pelo vosso feedback. Assim dá gosto continuar a fazer publicações cada vez com mais qualidade. Abraço e bons treinos!

    ReplyDelete

Followers