Monday, May 25, 2015

Anatomophysiology Basis II by David Araújo


Endocrine System


No seguimento do estudo para a minha próxima frequência de Anatomofisiologia, decidi compilar a matéria mais importante sobre o sistema endócrino e partilhar convosco. O conhecimento não ocupa lugar e qualquer atleta no ramo do Bodybuilding ou Fitness deve conhecer e dominar o seu sistema hormonal.



Glândulas endócrinas: Segregam hormonas para o sangue (mensageiros químicos capazes de alterar o funcionamento de uma célula). Ex: Suprarrenais, hipófise, ovário, testículo.

Terminologia: Hormonas - Órgão Alvo:
Adrenocorticotrópica [ACTH] - Glândulas Suprarrenais
Folículo-estimulante [FSH] - Ovários, Testículos
Crescimento [GH] - Fígado, Tecido Adiposo, Tecidos em Geral
Luteinizante [LH] - Ovários, Testículos
Prolactina [PRL] - Ovários, Glândulas Mamárias
Tirotropina [TSH] - Glândula Tiroide

Antidiuréticas [ADH] - Cápsula de Bowman
Ocitocina - Útero 


Glândulas exócrinas: Excretam substâncias para fora do corpo ou para dentro de uma cavidade corporal. Ex: glândula mamária, glândulas salivares, sudoríparas e sebáceas.


Sistema endócrino é o nome atribuído a todo o conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de hormonas, segregadas na corrente sanguínea e que irão atuar noutra parte do organismo, controlando ou auxiliando uma determinada função. Os órgãos que têm sua função controlada e/ou regulada pelas hormonas são denominados órgãos-alvo


Constituição dos órgãos do sistema endócrino:
Os tecidos epiteliais de secreção ou epitélios glandulares formam as glândulas, que podem ser uni ou pluricelulares. As glândulas pluricelulares não são apenas aglomerados de células que desempenham funções básicas e têm a mesma morfologia geral e origem embrionária - o que caracteriza um tecido. São na verdade órgãos definidos com arquitetura ordenada e estão envolvidas por uma cápsula conjuntiva que emite septos, dividindo-as em lobos. Os vasos sanguíneos e nervos penetram nas glândulas, fornecendo alimento e estímulo nervoso para as suas funções. 

As hormonas influenciam praticamente todas as funções dos demais sistemas corporais. Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante preciosos. O sistema nervoso pode fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino, juntamente com o sistema  nervoso,  atuam na coordenação e regulação das funções corporais.


Alguns dos principais órgãos produtores de hormonas no homem são a hipófise, o hipotálamo, a tiroide, as paratiroides, as suprarrenais, o pâncreas e as gônadas.


Hipófise ou Glândula Pituitária


Situa-se na base do encéfalo, numa cavidade do osso esfenoide chamada sela turca. Nos seres humanos tem o tamanho aproximado de um grão de ervilha e possui duas partes: o lobo anterior ou adeno-hipófise e o lobo posterior ou neuro-hipófise.

Além de exercerem efeitos sobre órgãos não-endócrinos, algumas hormonas produzidas pela hipófise são denominadas tróficas porque atuam sobre outras glândulas endócrinas, comandando a secreção de outras hormonas. São elas:
  • Tireotróficos: atuam sobre a glândula endócrina tiroide.
  • Adrenocorticotróficos: atuam sobre o córtex da glândula endócrina suprarrenal.
  • Gonadotróficos: atuam sobre as gônadas masculinas e femininas. 
  • Somatotrófico: atua no crescimento, promovendo o alongamento dos ossos, estimulando a síntese de proteínas e o desenvolvimento da massa muscular. Aumenta também a metabolização dos lípidos e inibe a captação de glicose plasmática pelas células, aumentando a concentração de glicose no sangue (inibe a produção de insulina pelo pâncreas, predispondo ao diabetes).  




  Hipotálamo


Localizado no cérebro, diretamente acima da hipófise, é conhecido por monitorizar através de conexões neurais e fatores de libertação (substâncias semelhantes às hormonas), o meio pelo qual o sistema nervoso controla o comportamento sexual via sistema endócrino.



O hipotálamo estimula a glândula hipófise a libertar as hormonas gonadotróficas (FSH e LH), que atuam sobre as gónadas, estimulando a liberação de hormonas gónadas na corrente sanguínea. Na mulher a glândula-alvo da hormona gonadotrófica é o ovário; no homem, são os testículos. As hormonas gónadas são detetadas pela glândula pituitária e pelo hipotálamo, inibindo a liberação de mais hormona pituitária, através do mecanismo de feedback.

Como a hipófise segrega hormonas que controlam outras glândulas e está subordinada, por sua vez, ao sistema nervoso, pode-se dizer que o sistema endócrino é subordinado ao nervoso e que o hipotálamo é o mediador entre esses dois sistemas.


O hipotálamo também produz outros fatores de liberação que atuam sobre a adeno-hipófise, estimulando ou inibindo suas secreções. Produz assim as hormonas Ocitocina e ADH (Antidiurética), armazenadas e segregadas pela neuro-hipófise.



Tiroide

Localiza-se no pescoço, estando apoiada sobre as cartilagens da laringe e da traqueia. Produz triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), hormonas responsáveis por aumentar a velocidade dos processos de oxidação e de liberação de energia nas células do corpo, elevando a taxa metabólica e a geração de calor. Estimulam ainda a produção de RNA e a síntese de proteínas, estando relacionados com o crescimento, maturação e desenvolvimento. A calcitonina, outra hormona segregada pela tiroide, participa no controlo da concentração sanguínea de cálcio, inibindo a remoção do cálcio dos ossos e a saída dele para o plasma sanguíneo, estimulando a sua incorporação pelos ossos.



Paratiroides

São pequenas glândulas, geralmente em conjuntos de quatro, localizadas na região posterior da tiroide. Segregam a paratormona, que estimula a remoção de cálcio da matriz óssea (o qual passa para o plasma sanguíneo), a absorção de cálcio dos alimentos pelo intestino e a reabsorção de cálcio pelos túbulos renais, aumentando a concentração de cálcio no sangue. Neste contexto, o cálcio é importante na contração muscular, na coagulação sanguínea e na excitabilidade das células nervosas.


Glândulas Endócrinas e o Cálcio



Suprarrenais

São duas glândulas localizadas sobre os rins, divididas em duas partes independentes – medula e córtex - segregam hormonas diferentes, comportando-se como duas glândulas. O córtex segrega três tipos de hormonas: os glicocorticóides, os mineralocorticóides e os androgénicos.



Pâncreas

É uma glândula mista – apresenta determinadas regiões endócrinas e determinadas regiões exócrinas (da porção secretora partem dutos que lançam as secreções para o interior da cavidade intestinal) ao mesmo tempo. As chamadas ilhotas de Langerhans são a porção endócrina, onde estão as células que segregam as duas hormonas: insulina e glucagon, que atuam no metabolismo da glicose.


Comentários
0 Comentários

No comments:

Post a Comment

Followers