Thursday, July 31, 2014

Haters Make Me Famous


Quem me conhece sabe que respeito a opinião de todos, no entanto, não deixo de partilhar a minha! 

Vejo frequentemente no Facebook muita revolta, rancor e indignação com o facto de existirem atletas que preparam outros… Pois bem, ponderei muito se havia ou não de falar deste tema, mas o que é facto é que a minha decisão está tomada. Começa a ser incomodativo ver tantos posts relativos a este assunto, tanta amargura e raiva que a meu ver não têm qualquer fundamento. 
Gostaria, em primeiro lugar, de perceber o porquê de tanta revolta. Vejo criticarem atletas como o Francisco Macau, Rudy Morais, Francisco Ramalho, Sérgio Costa, entre muitos outros, em plena praça pública, pelo facto de prepararem atletas e ganharem dinheiro com isso. Até mesmo eu já ouvi essa crítica! Sim, eu próprio, David Araújo. Sabem que mais, acho que fazem muito bem em fazê-lo. E digo-o sem qualquer problema a quem tiver de o dizer. RESPONDAM-ME DE UMA VEZ POR TODAS: estes atletas obrigam alguém a pagar-lhes seja o que for?? Algum destes atletas é conhecido por vender anabolizantes aos seus atletas?? Estão a fazer algo de ilegal?? NÃO, não estão!!!

Pelo contrário, todos eles têm resultados demonstrados, uns mais do que outros mas é certo que todos eles têm provas dadas. E mais do que tudo, eles SABEM VENDER A SUA IMAGEM, eles vendem e as pessoas, de livre vontade, compram! ISTO É MUITO CURIOSO porque nem toda gente consegue fazê-lo, mas eles conseguem e bem!!! Infelizmente parece que por esse motivo se tornam numa ameaça para muitos. Todos eles trabalham bastante para chegar a algum lado neste desporto, todos eles têm de sofrer e gastar muito dinheiro para conseguirem subir ao palco em condições, todos eles são verdadeiros apaixonados por esta modalidade, assim como todos aqueles que os criticam…

Com isto, toquei no tema dos anabolizantes com o propósito de frisar que é ilícito vende-los mas no entanto, muitos fazem-no E NÃO SÃO ESTES JOVENS ATLETAS. Se acho mal o consumo destas substâncias? Não! Muito pelo contrário, EU ACREDITO VIVAMENTE que os anabolizantes fazem mais bem do que mal, QUANDO bem administrados, com peso e medida, adequados à idade, peso, atividade física, biótipo do individuo e com as devidas paragens, mas isto é uma conversa para aprofundarmos depois. 

Voltando ao tema que nos cativa a atenção, porque é que uns podem preparar atletas e outros não? Aqui torna-se curioso e interessante o debate. É CERTO QUE A IDADE É UM POSTO, que representa sabedoria, conhecimento, informação, experiência e maior domínio dos mais variados temas. É por isso mesmo que ninguém, mas mesmo ninguém pode pôr em causa o conhecimento de atletas prestigiados como Pedro Andrade, Zé Maria, Ricardo Jerónimo, Rómulo, Carlos Rebolo, Élio Rodrigues, Jorge Break e Luís Veríssimo. Venha quem vier, estes senhores sabem sobre a modalidade e têm imensas provas dadas.  


Mas isso proíbe que existam outros atletas que procurem através da sua sabedoria e conhecimento obter algum rendimento?! Há algum mal disso? SE HÁ DIGAM-ME PORQUE EU NÃO VEJO. Eu estudo muito, muito mesmo, tenho longas horas de conversas com atletas de topo da modalidade, vejo os vídeos que eles me recomendam, devoro os livros que eles me emprestam, investigo na internet e crio o meu próprio “saber”. Sim, porque eu sei! Eu sei sobre Bodybuilding, eu percebo sobre isto e chame-me de arrogante, o que quiserem, porque a verdade é que eu sei quando falo de um assunto, caso contrário abstenho-me de dar opinião e vou procurar. Agora também é certo, o meu saber é nada ao lado daqueles senhores que referi acima e é por isso que todos os dias procuro aprender mais e mais, mas é muito ao lado de alguém que entrou hoje para o ginásio e me vem pedir ajuda. Muitas vezes recebo 0, sim ZERO… nem mais nem menos... Noutras situações já recebo um pouco mais, que é 0 + irem comprar os suplementos a outras pessoas que vendem aquelas marcas brancas interessantíssimas… 

Meus caros, quem neste mundo ajuda em troco de nada?! Quem?? Até podes fazer isso 1 ou 2 vezes mas não vais fazer isso a tua vida toda. Treino desde os meus 16 anos, há sensivelmente 5 anos e sabem quantas vezes já levei “pontapé na bunda”?! Eu também não, perdi a conta… Por isso é simples, querem ajuda pagam! PONTO FINAL. Sabem que há mais preparadores, sabem que alguns não têm 5 anos de treino mas sim 25 e quando não o sabem eu faço questão de dizer. Se mesmo assim é a minha ajuda que querem, simples… Pagam o valor do meu trabalho, do tempo despendido e mais do que tudo, do meu empenho para com aquela pessoa. Eu estudo, trabalho, treino, tenho uma família e um grupo de amigos… Vou despender o meu tempo em troco de 0?! Ele não abunda e tem obrigatoriamente de ser valorizado. 

Sei bem qual é o meu caminho, tenho objetivos bem delimitados, sou a pessoa mais confiante e determinada que algum dia possas conhecer e não me deixo abater por críticas. Pelo contrário, dou graças Deus por ter amigos verdadeiros a meu lado, pessoas sinceras, pessoas com quem posso contar, o meu feitio trata disso mesmo, de filtrar quem me rodeia… Sabem porque isso acontece?! Porque digo sempre o que tenho a dizer! Quem gosta de sinceridade fica ao meu lado quem não gosta segue a sua vida. Uma coisa posso garantir-vos, sempre assim foi e será: ao meu lado só estão os melhores!

Deixem-se de críticas e de falsas modéstias, no fundo estamos todos a lutar pelo mesmo. Treinem, alimentem-se, descansem, repitam e deixem falar. Se fosse pelos outros nunca sequer tinha entrado num ginásio e provavelmente nenhum de vós tinha alguma vez subido a um palco. Tenho dito.
Comentários
0 Comentários

No comments:

Post a Comment

Followers